quarta-feira, 4 de junho de 2014

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia – Comunicação Alternativa



O que é a comunicação alternativa?
A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA).
A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.
E com o objetivo de ampliar o vocabulário dessas pessoas expomos aqui o recurso de baixa tecnologia que são os cartões de comunicação – os mesmos são constituídos de imagens que representam mensagens, são organizados por categorias e cada categoria é representada por uma cor de moldura diferente como: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar") ; laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").

Este é um recurso simples de baixa tecnologia fácil de ser construído e pode ser utilizado nos diversos locais da escola como na biblioteca, na sala de recursos, na sala de aula comum, ou seja em qualquer lugar. O recurso destina-se a indivíduos sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
Na sala de recursos multifuncionais o professor de AEE, poderá pedir ao auno que conte situações vivenciadas por ele em seu cotidiano, afim de familiarizar o aluno com os cartões de comunicação.
 Fonte: http://www.assistiva.com.br/ca.html



5 comentários:

  1. Realmente Josefa, apesar dos cartões de comunicação serem um recurso da tecnologia assistiva simples, podem favorecer bastante a comunicação da pessoa com autismo. Por meio desses cartões o aluno organiza seu pensamento, contruindo seu conhecimento. Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Olá Kaline, sua sugestão é pertinente e valoriza a comunicação do aluno com Transtorno do Espectro Autista. O uso de materiais de fácil acesso contribui para que o professor possa elaborar estratégias para ampliar o desempenho dos alunos com esse transtorno, evitando a desculpa de que a escola não dispõe de material adequado para esse fim.

    ResponderExcluir
  3. Os recursos de baixa tecnologia , possuem um baixo custo e são importantes ferramentas no trabalho com alunos que possuem dificuldades de comunicação.
    Com desenhos simples e claros, de fácil reconhecimento, os alunos que necessitam destes materiais são favorecidos com a possibilidade de se comunicar.
    Excelente!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bem colocado o seu comentário Maria Aparecida, pq sabemos do sucateamento de nossas escolas e qdo pedimos qualquer tipo de material a dificuldade é muito grande, mas com esses recursos de baixa tecnologia esse tipo de barreira será quebrada. Espera-se.

    ResponderExcluir
  5. Olá Kallyne, os cartões de comunicação é um recurso da CA muito útil para ser trabalhado com criança com autismo, pois é fácil de construir e pode ser utilizado em diversos locais.

    ResponderExcluir