sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Texto para conclusão de disciplina da pós - Professor do A.E.E.

O professor da sala de recursos multifuncionais e suas atribuições
De acordo com alguns textos lidos durante o curso e materiais pesquisados em outras fontes como livros e artigos na internet, posso aferir que o trabalho do professor na sala de recursos multifuncionais é de extrema importância dentro do âmbito escolar, pois o mesmo tem a intencionalidade de complementar e/ou suplementar o trabalho do professor da sala regular entre outras várias atribuições, que diferem do censo comum que acredita ter na sala um professor de aula de reforço. No entanto, durante este breve período em que me encontro sendo aluna deste curso, pude perceber, entender e compreender as leis que regem a Educação Especial como um todo e especificamente o Atendimento Educacional Especializado,  por isso o professor de A.E.E., num trabalho colaborativo com o professor da sala de aula regular, são responsáveis por tornar este trabalho com alunos com deficiência mais fluente nas salas de aulas comuns.
Em consonância com este trabalho, o professor de A.E.E., ainda dispõe de algumas ferramentas úteis as suas atribuições, uma delas é o estudo de caso realizado com os educandos a fim de direcionar as atividades a serem desenvolvidas posteriormente quando do atendimento educacional especializado.
O estudo de caso também serve como ferramenta para elucidar vários aspectos da vida do educando, como por exemplo, os parceiros na área da saúde que o educando já utiliza o serviço como complemento ao seu tratamento ou direcionamento deste aluno para estes parceiros.
Uma outra ferramenta utilizada na sala de recursos é o Plano do A.E.E. que é feito com base no estudo de caso realizado anteriormente pelo professor da sala, coletando várias informações sobre a vida do educando sobre os todos os aspectos. O plano para o atendimento desses alunos pode ter diversas finalidades de acordo com a deficiência apresentada pelo educando, por este motivo o plano deve ser individualizado focado para aumentar as potencialidades e suprir/diminuir as necessidades e barreiras enfrentadas pelo discente na escola.
Contudo, posso concluir que ser professor de A.E.E., é muito mais que ser professor de reforço, é promover nas escolas uma verdadeira educação inclusiva, proporcionando uma escola que aceita e entende estes estudantes dentro das suas dificuldades.





5 comentários:

  1. É isso aí, Kallyne. O professor do AEE deve contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos com deficiência, porém não deve ser confundido com o professor de reforço. São muitas as atribuições que lhes são devidas, portanto deve ser tratado e respeitado como um professor/colaborador e não como alguém que chega à escola para "atrapalhar" o trabalho de professores de mentes fechadas.

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão sobre as questões propostas pela tutora Ana Lúcia, principalmente quando falas sobre a questão de que o professor da Sala de Recursos multifuncionais não é um professor de reforço escolar, pois infelizmente é o que muitos professores e até mesmo alguns gestores de escolas pensam, mas estamos aqui para desmistificar esses pensamentos. Também achei muito pertinente quando você fala do Plano de Atendimento Educacional Especializado, pois realmente é uma grande ferramenta para sabermos quais as reais necessidades de cada aluno que necessita desse atendimento e como elaborarmos o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kallyne!
    Quero parabenizar por duas excelentes colocações do seu texto: o trabalho colaborativo com o professor da sala de aula regular e a elaboração de um plano que deve ser focado para aumentar as potencialidades do aluno. Você foi muito feliz na sua colocação final, reafirmando que "devemos promover nas escolas uma verdadeira educação inclusiva, proporcionando uma escola que aceita e entende estes estudantes dentro das suas dificuldades".
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Kallyne,

    É isso aí!Professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE , não é professor de reforço. Como você citou: " de complementar e/ou suplementar o trabalho do professor da sala regular".
    Parabéns pelo texto e continue com sua dedicação!
    Abração Kívia

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kallyne!

    Apreciei muito o seu texto... De fato o conhecimento das leis que regem a Educação Especial são importantes para entendermos melhor este atendimento e para que o façamos com segurança e êxito.
    Ainda não estou vivenciando esta prática de atendimento, porém já percebi que com um bom Estudo de Caso e um bom Plano de Atendimento, o professor dá um suporte significativo para o desenvolvimento de sua clientela.

    Um abraço! Ione Batista

    ResponderExcluir